Thursday, June 23, 2011

Venha Celebrar/Come Celebrate

Venha Celebrar a Festa dos Santos Populares- Dia do Canada
Come Celebrate the Festival of the Popular Saints- Canada Day

No Parque Recreativo e Desportivo Português de St. Laurent
Julho 1-3, 2011
At the Portuguese Recreational and Sports Park in Saint Laurent
July 1-3, 2011
A tradição das festas populares continua em Manitoba, com a Festa dos Santos Populares que será realizada no Parque Recreativo e Desportivo Português, em St. Laurent, Manitoba de Julho 1-3, 2011. A festa vai ser alegre, as ruas decoradas com luzes e arcos de flores- haverá musica, boa comida e bebida, bailaricos, e muitas outras actividades para pessoas de todas idades.

Programa
Sexta-feira julho 1, 2011
Manhã: Se o tempo permitir, jogos e atividades divertidas para crianças e jovens; torneio/jogos de futebol
Noite: No palco artistas locais e conjunto Alvorada


Foto por Bruno Alexandre Flickr balexandre
Sábado, 2 de julho, 2011
Manhã: Se o tempo permitir, jogos e atividades divertidas para crianças e jovens; torneio/jogos de futebol; musica
Noite: Ranchos Folclóricos e Conjunto Alvorada
Final da Noite: Fogo de Artificio


Domingo, 3 de julho, 2011
12:30 da Tarde: Missa campal seguida pela tradicional procissão pelo parque
Noite: Ranchos Folclóricos e Conjunto Alvorada


The Portuguese tradition of summer festivals continues in Manitoba with the celebration of the Festival of the Popular Saints on July 1-3, 2011 at the Portuguese Recreation and Sports Park in St. Laurent. It is going to be a great party for all, with streets decorated with lights and flowers, music, good food and drinks, dancing, and many other activities for people of all ages.
Program

Friday, July 1st, 2011
Morning: If the weather permits, games fun activities for children and youth and soccer tournament/games
Evening: On stage local artists and Alvorada group


Saturday, July 2nd, 2011
Morning: If the weather permits, games fun activities for children and youth and soccer tournament/games and music at the park
Evening: On Stage, Folk Dancers and Alvorada group
Late Night: Fireworks

Sunday, July 3rd, 2011
12:30 p.m.: Outdoor Mass followed by the traditional procession through the park
Evening: On Stage, Folk Dancers and Alvorada group


A Tradição das Festas dos Santos Populares
As festas dos santos populares em junho são uma tradição do povo portugues e uma reflexão da cultura e alma portuguesa. 13 é dia de Santo António, 24 de São João e 29 de São Pedro- três grandes pretextos para todos sair à rua e festejam os santos em Portugal e Brasil.
Os portugeses gostam de festejar. As festas exprimem a cultura e tradição dos povos, tanto pelas cerimônias festivas quanto pelos rituais religiosos. Os santos populares e a devoção a Nossa Senhora de Fatimapodem ser consideradas as festas mais alegres e autênticas. A Festa das Flores na Madeira ou as celebrações do Espírito Santo nos Açores são igualmente festas com grande historia e que surpreendê e alegra todos. Segundo a Enciclopédia da Festas Populares e Religiosas de Portugal, ao longo do ano “Mais de 14 mil feiras, festas, romarias, círios, procissões e outras manifestações populares e religiosas ocorrem regularmente em Portugal, do Minho ao Algarve, do litoral ao interior, do continente às ilhas e das grandes cidades aos mais pequenos recantos.”

The Tradition of Festivals of the Popular Saints

The festivals of the popular saints in June are a tradition of the Portuguese people and a reflection of Portuguese culture and soul. The 13th is St. Anthony’s day, the 24th St. John’s, and the 29th St. Peter’s- three reasons for all to take to the streets to celebrate these saints in Portugal and Brazil.

The Portuguese like to celebrate. These festivals express the culture and the tradition of the people, as much though the festival ceremonies and events as per the religious rituals. The celebrations of the popular saints and the devotions to Our Lady of Fatima (Virgin Mary) may be considered among the most joyous and authentic festivals. The Festival of Flowers in Madeira and the celebration of the Holy Spirit in the Azores are equally important festivals with much history and that surprise and please everyone. According to the Encyclopaedia of the Popular and Religious Festivals in Portugal, throughout the year “More than 14 thousand fairs, festivals, pilgrimages, candles, processions and other religious and popular events regularly occur in Portugal, from Minho to the Algarve coast, to the interior of the continent to the islands, and from big cities to small villages."

Quem são os santos populares?

Santo António no dia 13 de Junho: O Padroeiro de Lisboa
Protetor dos pobres, o auxílio na busca de objetos ou pessoas perdidas, o amigo nas causas do coração. Assim é Santo Antônio de Pádua, frei franciscano português, que trocou o conforto de uma abastada família burguesa pela vida religiosa.
Contam os livros que o santo nasceu em Lisboa, em 15 de agosto de 1195, e recebeu no batismo o nome de Fernando. Ele era o único herdeiro de Martinho, nobre pertencente ao clã dos Bulhões y Taveira de Azevedo. Sua infância foi tranqüila, sem maiores emoções, até que resolveu optar pelo hábito. A escolha recaiu sobre a ordem de Santo Agostinho.

De Lisboa ou de Pádua, é por excelência o Santo "milagreiro", "casamenteiro", do "responso" e do Menino Jesus. Padroeiro dos pobres é invocado também para o encontro de objetos perdidos.

Santo António folgazão
Entra na marcha a cantar
E alegra o coração

Dos noivos que vão casar
São João no dia 24 de Junho-São João é o santo que mais se festeja na Europa.
 São João era primo de Jesus e ganhou o nome de "baptista" porque baptizava as pessoas no rio Jordão, derramando-lhes água sobre as cabeças. Grande crítico da política romana era adorado pelo povo e odiado pelo Rei Herodes, que o mandou decapitar, a pedido da sua enteada, Salomé.

Protector dos casados e dos enfermos, São João também é casamenteiro e, pela sua vida retirada, é ainda patrono dos monges. A comemoração do seu nascimento é das mais ricas do calendário litúrgico, sendo o santo mais festejado no Brasil, onde se dá o nome de “festas juninas” à celebração dos três santos.

A dedicação popular a São João é que nem sempre foi do agrado da Igreja, visto ser demasiado alegre para um santo que viveu tão afastado das coisas do mundo. O dia 24 de Junho foi consagrado a S. João pois crê-se que ele nasceu nesta data. Apesar de ser o padroeiro de muitas terras, na noite de São João, a cidade do Porto é a que mais festeja!

Segundo os registos do Cancioneiro Português, dos três santos: Santo António, S. João e S. Pedro, São João é o santo menos confiável, por causa da fama de sedutor.


"São João fora bom santo
se não fora tão gaiato
levava as moças para a fonte

iam três e vinham quatro."

São Pedro no dia 29 de Junho: São Pedro, o Fundador da Igreja Católica

 

São Pedro, o Apóstolo e o pescador do lago de Genezareth, cativa seus devotos pela história pessoal. Homem de origem humilde, ele foi Apóstolo de Cristo e depois encarregado de fundar a Igreja Católica, tendo sido seu primeiro Papa.

Considerado o protetor das viúvas e dos pescadores, São Pedro é festejado no dia 29 de junho, com a realização de grandes procissões marítimas em várias cidades do Brasil. Em terra, os fogos e o pau-de-sebo são as principais atrações de sua festa.


Depois de sua morte, São Pedro, segundo a tradição católica, foi nomeado chaveiro do céu. Assim, para entrar no paraíso, é necessário que o santo abra suas portas. Também lhe é atribuída a responsabilidade de fazer chover. Quando começa a trovejar, e as crianças choram com medo, é costume acalmá-las, dizendo: "É a barriga de São Pedro que está roncando" ou "ele está mudando os móveis de lugar".

No dia de São Pedro, todos os que receberam seu nome devem acender fogueiras na porta de suas casas. Além disso, se alguém amarrar uma fita no braço de alguém chamado Pedro, ele tem a obrigação de dar um presente ou pagar uma bebida àquele que o amarrou, em homenagem ao santo.

"Dos três Santos Populares
Ė São Pedro o mais sisudo
Faz milagres e milages
E tem chaves p’ra abrir tudo."

No comments:

Post a Comment